Já escrevi em algum lugar ou comentei com alguém, mas não lembro mais: O meu maior problema para escrever nunca foi a falta de ideias. Na verdade, sofro com o oposto, o excesso. Elas se atropelam, brigam por espaço e, às vezes, acabam travando a porra toda.
Foi num desses engarrafamentos mentais que decidi criar o Motor de Tramas. Ele começou como mais um dos meus “mil projetos inúteis”, mas acabou se tornando algo que, honestamente, ficou bem legal. Mentira, acho que foi apenas perda de tempo.
Do que se trata esse tal Motor?#
O Motor de Tramas é uma aplicação web que funciona como um baralho de arquétipos e truques narrativos. Ele não escreve porra de nada por você (isso seria um tédio, e uma idea bem merda tipo colocar I.A. pra escrever suas coisas), ele causa fricção.
Cada carta sorteada representa um elemento: uma voz, uma cicatriz, um tecido de mundo ou uma ruptura. A ideia é que você combine esses fragmentos para encontrar o núcleo de uma nova trama — seja lá o que “núcleo” signifique para o seu processo.
É um ponto de partida. Ou um convite para o lugar nenhum. As combinações podem ser absurdas, bizarras ou assustadoramente precisas. O único objetivo real é despertar algo aí dentro da sua caixola. Ou fazer você procrastinar mais um pouco enquanto sorteia todas as cartas.
Como usar (Sem manual de instruções)#
Não tem mistério. Basta acessar a página e deixar que o motor faça o trabalho sujo:
👉 Experimentar o Motor de Tramas
As cartas são carregadas e você pode embaralhá-las individualmente ou o set inteiro até sentir aquele “clique”. Ou melhor, até enjoar e nunca mais voltar.
Um aviso sobre a arte#
Um ponto de orgulho pessoal: todas as 104 lâminas foram desenhadas por mim, à mão, no nanquim. Nenhuma IA é capaz de capturar essa sujeira e essa imperfeição do traço humano. E, sinceramente? Ver esse caos físico digitalizado é a melhor parte do projeto.
Qualquer dúvida, embaralhe novamente. Se a dúvida persistir, guarde-a com carinho só para você; eu já estou atolado de outras coisas inúteis (e divertidas) para fazer.
